sábado, 23 de março de 2019

Desequilíbrio Hormonal Engorda

Disfunção hormonal engorda? Hormônios e Ganho de Peso

O desequilíbrio hormonal é uma das causas mais comuns de ganho de peso, especialmente nas mulheres. Leia esse artigo para entender a ligação entre um desequilíbrio nos níveis de certos hormônios e ganho de peso.


O desequilíbrio hormonal é uma das causas mais comuns de ganho de peso, especialmente nas mulheres.
O desequilíbrio hormonal é uma das causas mais comuns de ganho de peso, especialmente nas mulheres.

A obesidade é uma das doenças mais graves que afeta crianças e adultos em todo o mundo. Mais frequentemente, maus hábitos alimentares e sedentarismo são os fatores mais comuns para o ganho de peso. No entanto, as pessoas podem até mesmo ser geneticamente predispostas ao ganho de peso. A obesidade pode tornar vulnerável a várias doenças graves e é por isso deve-se seguir uma dieta saudável e ficar fisicamente ativo para manter seu peso corporal nos limites. No entanto, há momentos em que uma pessoa pode ganhar peso apesar de seguir uma dieta de baixa gordura e exercício regulares. Bem, um desequilíbrio hormonal pode ser a razão por trás de tal ganho de peso inexplicável. Neste artigo, falamos da relação entre o desequilíbrio nos níveis de hormônios e ganho de peso. 




A conexão entre hormônios e ganho de peso:


Podem os hormônios causar ganho de peso? Pesquisas têm demonstrado uma clara ligação entre as flutuações nos níveis de certos hormônios e ganho de peso. Os hormônios são os mensageiros químicos do nosso corpo, e são secretados por glândulas endócrinas, como a hipófise, glândulas supra-renais, glândula tireoide e pâncreas. O hormônio segregado viaja através da corrente sanguínea, e induz um efeito especial sobre o tecido-alvo ou órgão. 

Eles também transportam as mensagens das glândulas para as células no interior dos tecidos ou órgãos específicos e aceleram as reações químicas a nível celular. Vários processos vitais são dependentes da secreção destes hormônios, e a sua concentração. Se os hormônios não são secretados nas quantidades certas, pode se tornar suscetível a diversos problemas de saúde. Podendo ser : Aumento do risco de desenvolver hipertensão, diabetes, osteoporose ou infertilidade devido ao desequilíbrio hormonal. A perda de peso e ganho de peso também podem ser atribuídos a um desequilíbrio nos níveis de certos hormônios. 


Aqui estão algumas informações sobre os hormônios que têm um impacto direto sobre o peso corporal. 


Leia Também : Remédios para emagrecer

Estrogênios: 

Desequilíbrio Hormonal Engorda
Os estrogênios são um grupo de hormônios esteroides sintetizados nos ovários nas fêmeas, e nos testículos nos machos. Embora os estrógenos sejam os hormônios sexuais femininos, eles estão presentes em machos em quantidades menores. Nas mulheres desempenham um papel importante na ovulação, ciclos e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários menstruais; enquanto que no sexo masculino  são essenciais para a maturação do espermatozoide e a sua viabilidade. Além disso, esses hormônios influenciam o metabolismo lipídico em ambos os sexos masculino e feminino. Uma diminuição da sua concentração leva a um aumento das reservas de gordura do corpo, mais precisamente na região abdominal, resultando em ganho de peso. A deficiência de estrogênio causa disfunção metabólica que pode aumentar o risco de obesidade. O nível de estrogênios diminui em mulheres pós-menopausa e homens da mesma idade, e é uma das razões para o ganho de peso em pessoas de meia-idade. 
Desequilíbrio Hormonal Engorda


Progesterona: 

A progesterona é um outro tipo de hormônio sexual feminino, e também é conhecido como o hormônio da gravidez. É sintetizado pelos ovários e pela placenta durante a gravidez. É sintetizado em pequenas quantidades nos machos pela glândula supra-renal, e desempenha um papel importante na saúde reprodutiva, assim como vários outros processos fisiológicos. Em ambos os sexos, há influências de progesterona sobre o apetite e ganho de peso. Uma redução nos níveis de progesterona no corpo leva a um aumento na adiposidade e, assim, o ganho de peso. Uma redução de progesterona pode ser o resultado de um desequilíbrio e distúrbios hormonais endócrinos como a síndrome do ovário policístico (PCOS) em fêmeas e redução da função supra-renal em machos. 

Leia Também : Os perigos da perda de peso rápida

Testosterona: 

Desequilíbrio Hormonal Engorda
Este hormônio sexual masculino é sintetizado nos testículos e ovários, bem como no córtex adrenal . Ele influencia a densidade óssea e muscular e, portanto, influencia o peso em ambos os sexos masculino e feminino. As células musculares queimam calorias no corpo e mantem a taxa de metabolismo elevado. Uma queda nos níveis de testosterona resulta na perda de massa muscular do corpo. Isto leva ainda a redução da taxa metabólica, e, finalmente, conduz a um aumento no peso corporal. 


Outros hormônios andrógenos: 


Além da testosterona, androstenediona outros hormônios androgênios como, androstenediol e dihidrotestosterona também desempenham um papel vital no metabolismo da gordura. Eles são produzidos pelos testículos nos machos e os ovários e no córtex adrenal nas fêmeas. Estes andrógenos inibem o armazenamento de lipídios por células de gordura. Esta função fica prejudicada em caso de andrógenos séricos significativamente baixos, o que pode eventualmente levar ao ganho de peso. Nas fêmeas, este  hormônio conduz especificamente a um aumento na gordura abdominal. 


Insulina: 


Esta hormônio peptídio é sintetizado pelo pâncreas, e desempenha o papel mais importante no metabolismo de carboidratos e gordura. A perturbação nesta função, devido à produção de insulina reduzida ou devido à resistência à insulina leva ao aumento dos depósitos de lipídeos em células de gordura e ganho de peso. A resistência à insulina pode ser o resultado de doenças endócrinas como diabetes, predisposição genética, dieta pouco saudável e estilo de vida etc. Atualmente, é uma das principais razões para a obesidade. 

Leia também: Cafeina Emagrece?

Cortisol: 

O cortisol é secretado pelas glândulas supra-renais em um padrão diurno. A concentração de cortisol está em seu pico no início da manhã e é a mais baixa à noite. O cortisol desempenha muitos papéis vitais no corpo. Os mais importantes são a manutenção da pressão arterial, o metabolismo da gordura e metabolismo rápido de carboidratos  para garantir a disponibilidade de energia para o corpo e estimulação da libertação de insulina e manter o açúcar no sangue. Sob condições fisiológicas de estresse, da secreção de cortisol aumenta. Isso muitas vezes altera o padrão diurno de sua produção. Isto leva ao ganho de peso. O excesso de gordura se acumula em torno do abdômen, e está fortemente correlacionada com doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Devido a razões expostas acima, o cortisol é muitas vezes referido como o hormônio do estresse e explica a relação entre os hormônios do estresse e ganho de peso. 

Lei também: Dieta de 21 dias funciona?

Os hormônios da tireoide: 


Outro conjunto de hormônios que desempenham um papel vital no metabolismo e do peso corporal são os hormônios da tireoide, ou seja,o  hormônio estimulador da tireóide, T3 (tri-iodo tironina) e T4 (tiroxina). A função da tiroide reduzida (hipotiroidismo) está associado com baixos níveis de TSH e leva à diminuição dos níveis de T3 e T4. Isto leva a letargia, fraqueza, fadiga, hipertensão e ganho de peso. O nosso corpo precisa de hormônios para realizar uma variedade de processos celulares e fisiológicas. Qualquer aumento ou declínio nos níveis hormonais tem graves repercussões sobre a saúde. 

Um ganho de peso ou perda de peso inexplicada pode ser o resultado de um desequilíbrio hormonal, e deve ser investigado consultando um endocrinologista ou um médico especialista apropriado. 


Atenção Este artigo é apenas para fins informativos, e não deve ser usado como um substituto do conselho  de um médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário