sábado, 23 de março de 2019

Gordura abdominal dura - visceral - A verdade

Como perder gordura abdominal dura - A verdade e os riscos

Gordura abdominal dura - visceral - A verdade


A verdade:

Todo mundo tem um pouco de gordura da barriga, mesmo as pessoas que têm barriga de tanquinho.

Isso é normal, mas,  muita gordura da barriga pode afetar a sua saúde de uma forma que outras gorduras não.


É bom ter alguma gordura debaixo da sua pele. Outras gorduras são mais profundas dentro do  corpo, como, em torno de seu coração , pulmões , fígado e outros órgãos.

É essa gordura mais profunda - chamada de "gordura visceral" que pode ser o maior problema, mesmo para pessoas magras.



Gordura dura na barriga (Gordura Visceral)

Você precisa de um pouco de gordura visceral. Ela proporciona amortecimento em torno de seus órgãos.
Mas se você tem muito dela, você pode ser mais propenso a ter pressão arterial elevada , diabetes tipo 2 , doença cardíaca , demência e alguns tipos de cancro, incluindo o câncer da mama e do cólon .


A gordura não está lá por acaso, é uma parte ativa de seu corpo, mas seu excesso faz com que se torne "muito desagradável", diz o Dr. Rocha médico especialista em emagrecimento.


Se você ganhar muito peso , seu corpo começa a armazenar a gordura em lugares incomuns.

Com o aumento da obesidade , você tem pessoas cujas áreas normais para armazenar gordura estão tão cheios que a gordura é depositada nos órgãos e em torno do coração, diz o Dr. Rocha.


Quanto de gordura na barriga você tem?

A forma mais precisa para determinar a quantidade de gordura visceral que você tem é fazendo uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética . Mas há uma maneira muito mais simples e de baixo custo para verificar a quantidade de cordura na barriga.

Com uma fita métrica, em torno de sua cintura na altura do seu umbigo, e verifique o seu perímetro. Faça enquanto você está de pé, e certifique-se a fita métrica está nivelada.

O tamanho da cintura deve ser menos de 89 cm se você é uma mulher e menos de 100 cm  se você é um homem.

Ter uma "forma de pera" - quadris maiores e coxas - é considerado mais seguro e saudável do que uma "forma de maçã", que descreve uma cintura mais larga. "O que estamos realmente comparando a maçã contra pera," diz Dr. Rocha, "é que, se você tem a forma de maça, tem mais gordura abdominal, é provavelmente um indicador de que você tem mais gordura visceral."


Leia também: Dieta de 21 dias funciona?

Pessoas magras também tem gordura dura visceral

Mesmo se você é magro, você ainda pode ter muita gordura visceral.
Quanto você tem de gordura visceral, é em parte relacionada sobre a sua genética, e em parte sobre o seu estilo de vida, especialmente como você está ativo fisicamente.

A gordura visceral gosta de inatividade. Em um estudo, verificou que as pessoas magras que não fizeram dietas, não se alimentam adequadamente, eram mais propensos a ter excesso de gordura visceral.


O segredo é ser ativo, não importa o tamanho que você é, gordo ou magro.



4 Segredos para combater a gordura da barriga

Há quatro segredos para controlar a gordura na barriga: exercício, dieta, sono e gestão do stress .

1. Exercício: O exercício intenso apara toda a sua gordura, incluindo a gordura visceral.


Fazer pelo menos 30 minutos de exercício moderado pelo menos 5 dias por semana. Andar e/ou caminhar, rápido o suficiente para que você se exercite e respire mais forte, com o seu ritmo cardíaco mais rápido do que o habitual.


Para ter os mesmos resultados na metade do tempo, intensificar o seu ritmo e fazer algum exercício físico mais intenso - como correr ou pedalar. Você precisaria fazer isso por 20 minutos por dia, 4 dias por semana.


Corrida: se você já estiver em forma, ou andando rapidamente em declive ou em uma esteira, já pode dar inicio a uma corrida mais intensa, a 8 ou 10 km/h. Já se você não está pronto para correr. exercícios intensos em bicicletas ergométricas e aparelhos elípticos também são eficazes, diz Dr.Rocha, pesquisador e PhD.


Atividade moderada:  aumentando o seu ritmo cardíaco durante 30 minutos pelo menos três vezes por semana - também ajuda. Ela diminui a quantidade de gordura visceral que você ganha. Mas, para queimar a gordura visceral, seus exercícios podem precisar de ser intensificados.


Se você não estiver ativo agora, é uma boa ideia verificar com o seu médico a sua saúde cardiovascular antes de iniciar um novo programa de fitness.


Veja esse programa de emagrecimento baseado em treinos de alta intensidade, para se fazer em casa.


2. Dieta: Não há uma dieta mágica para perder a gordura da barriga. Mas quando você perde peso em qualquer dieta, a gordura da barriga geralmente vai primeiro.


Alimentação com muita fibra pode ajudar. A pesquisa do Dr.Rocha mostra que as pessoas que comem 10 gramas de fibra solúvel por dia - sem quaisquer outras alterações de dieta - tem menos gordura visceral ao longo do tempo do que outros que não tem fibras em sua dieta. Isso é tão simples como comer duas maçãs pequenas, uma xícara de ervilhas verdes, ou meia xícara de feijão.


"Mesmo se você manteve toda a sua alimentação, mas mudou para um pão com maior quantidade de fibra, você pode ser capaz de manter melhor o seu peso ao longo do tempo", diz o Dr. Rocha. Veja aqui o programa de emagrecimento do Dr. Rocha.


Leia Também:


Gordura trans x Gordura Saturada


Dieta para emagrecer 5 kg em uma semana

Os mistérios da perda de peso

3. Sono :Tendo a quantidade certa de descanso e sono ajuda. Em um estudo mostrou que pessoas que tem de 6 a 7 horas de sono por noite ganhou menos gordura visceral ao longo de 5 anos, em comparação com aqueles que dormiam 5 ou menos horas por noite ou 8 ou mais horas por noite. O sono pode não ter sido a única coisa que importava - mas é uma parte importante da pesquisa.


4. Stress: Todo mundo tem stress. Como você lida com isso importa também para o ganho de gordura na barriga. As melhores coisas que você pode fazer incluem relaxar com amigos e familiares, meditar, praticar exercícios e desabafar, e ter aconselhamento profissional de um terapeuta, se for o caso. Isso vai te deixar mais saudável e melhor preparado para fazer boas escolhas para si mesmo.


"Se você só tem tempo para fazer uma dessas coisas", diz Dr. Rocha, "o exercício provavelmente tem os benefícios mais imediatos, porque ele trata, tanto a obesidade quanto o estresse."


Nenhum comentário:

Postar um comentário