quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Quer diminuir o apetite? Conheça a Grelina e a Leptina

 A grelina deixa você com fome, enquanto a leptina faz você se sentir satisfeito

Grelina e a Leptina


Grelina e a leptina são hormônios (mensageiros químicos) que trabalham juntos para ajudar seu corpo a equilibrar a fome e a saciedade. A grelina faz você sentir fome e a leptina faz você se sentir saciado.

A grelina e a leptina atuam de forma independente e em conjunto para regular o apetite. Um desequilíbrio nesses hormônios pode perturbar a regulação do apetite e o metabolismo, levando a excessos e ganho de peso. 

Este artigo analisa o papel da grelina e da leptina na fome e no ganho de peso. Também cobre sintomas de desequilíbrio de grelina e leptina, maneiras de equilibrar esses hormônios e alimentos saudáveis ​​que fazem você se sentir saciado por mais tempo.

Papel da grelina e da leptina na fome

Grelina é o hormônio da fome. Quando vazio, o estômago produz grelina, fazendo com que os níveis do hormônio aumentem na corrente sanguínea. Esse efeito sinaliza ao cérebro que você precisa comer, provocando fome. 

A leptina é o hormônio da saciedade (plenitude). Quando você consome uma refeição e já comeu o suficiente, as células adiposas (gorduras) produzem leptina e a liberam na corrente sanguínea. O aumento da leptina indica ao cérebro que você tem reservas de energia suficientes, reduzindo o desejo de comer. 

Grelina vs. Leptina

Uma maneira de lembrar a diferença entre esses dois hormônios é associar o “g” da palavra “grelina” ao “g” de “aumenta” e o “l” de “leptina” ao “l” de “diminuir”. " Resumidamente:

  • Grelina aumenta seu apetite. 
  • A leptina diminui o apetite.

Além de seu papel na regulação do apetite, a grelina e a leptina também têm algum impacto no metabolismo.

O metabolismo é um conjunto complexo de processos químicos que seu corpo usa para converter alimentos em energia. A grelina e a leptina afetam a regulação energética, que envolve a queima de calorias e gordura e o armazenamento de gordura para obter energia. 

Hormônios que afetam a grelina e a leptina 

O sistema endócrino também produz e regula hormônios adicionais que interagem com a grelina e a leptina. Embora esta não seja uma lista exaustiva, os exemplos incluem: 

  • Insulina : O hormônio insulina regula os níveis de glicose no sangue e ajuda a reduzir a grelina após comer. 
  • Cortisol : Este hormônio do estresse estimula a grelina, para que você coma e tenha energia para lutar ou escapar do perigo. 
  • Hormônios reprodutivos : Alterações nos hormônios reprodutivos ( estrogênio, progesterona , testosterona ), especialmente durante a puberdade, gravidez ou menopausa , podem afetar a regulação da grelina e da leptina.
  • Adiponectina : células de gordura produzem adiponectina para regular a insulina, o metabolismo e o controle do apetite. 
  • Peptídeo YY : Este hormônio intestinal ajuda a diminuir o apetite. 

Papel da grelina e da leptina no ganho de peso 

Um desequilíbrio de grelina ou leptina perturba a capacidade de regular a fome e a ingestão de alimentos. O excesso de grelina proporciona um apetite mais forte, fazendo com que você coma demais com frequência. Comer demais leva ao consumo de calorias em excesso e ao armazenamento dessas calorias extras como gordura, causando eventualmente ganho de peso.

Se o seu corpo se tornar resistente à leptina, você não saberá quando estará saciado e deverá parar de comer. A resistência à leptina ocorre quando o cérebro perde a capacidade de reconhecer ou responder aos sinais da leptina. Isso torna o controle das porções mais difícil, fazendo com que você coma demais.   

Um desequilíbrio de leptina também pode reduzir sua taxa metabólica (quão bem seu corpo usa a gordura como combustível). Isso pode fazer com que você queime calorias em uma taxa menor, armazene calorias como gordura e ganhe peso.

Sintomas de desequilíbrio hormonal da fome

Sua alimentação, sono, atividade física e genética podem contribuir para um desequilíbrio de grelina e leptina. Os sintomas de desequilíbrios hormonais da fome incluem:

  • Sentir fome o tempo todo
  • Dificuldade em se sentir satisfeito
  • Comer demais
  • Desejo intenso por lanches e comidas gordurosas
  • Padrões alimentares irregulares (por exemplo, lanches frequentes, alimentação noturna)
  • Mudanças de humor
  • Inchaço no estômago
  • Ganho de peso ou dificuldade em perder peso, apesar de dieta e exercício
  • Resistência à insulina (pode levar ao diabetes tipo 2) 
  • Problemas para dormir
  • Fadiga (cansaço excessivo)
  • Síndrome metabólica 

Um desequilíbrio de leptina também pode reduzir sua taxa metabólica (quão bem seu corpo usa a gordura como combustível). Isso pode fazer com que você queime calorias em uma taxa menor, armazene calorias como gordura e ganhe peso. 

Condições de saúde que podem causar ou agravar (piorar) desequilíbrios de grelina e leptina

As condições de saúde que podem causar ou piorar os desequilíbrios da grelina e da leptina incluem: 2

  • Obesidade 
  • Distúrbios alimentares
  • Distúrbios endócrinos
  • Síndrome de Prader-Willi
  • Deficiência do receptor de leptina
  • Mutação do gene MC4R

Como equilibrar os níveis de grelina e leptina 

Algumas pessoas acham que ajustar o horário das refeições ou o jejum intermitente (começar a comer mais tarde e parar de comer algumas horas antes de dormir) pode ajudar a redefinir os níveis hormonais. Porém, você só deve tentar fazer isso sob a orientação de um nutricionista, especialmente para pessoas com problemas de saúde crônicos, como diabetes.  

Estratégias adicionais para ajudar a regular a grelina e a leptina incluem:

  • Horário regular de alimentação (evite pular refeições, pois isso pode causar picos de grelina e comer demais mais tarde)
  • Alimentação consciente (prestando atenção aos sinais de fome e saciedade)
  • Limitar açúcar e alimentos altamente processados
  • Dormir adequadamente (planeje dormir de sete a nove horas por noite) 
  • Gerenciamento de estresse
  • Atividade física moderada regular 
  • Beber bastante água 
  • Comer uma dieta equilibrada e saudável
  • Limitar as refeições tarde da noite (termine de comer algumas horas antes de dormir) 

Se você tiver desequilíbrios hormonais, converse com um médico ou endocrinologista (médico especializado em hormônios e metabolismo). Eles também podem sugerir uma consulta com um nutricionista.

Resumindo:

A grelina e leptina são hormônios que ajudam a manter o apetite sob controle. A grelina estimula o desejo de comer, enquanto a leptina sinaliza saciedade. Um desequilíbrio em qualquer um dos hormônios pode levar a excessos e ganho de peso. Às vezes, um problema de saúde pode levar a um desequilíbrio. Mas, normalmente, você pode ajudar a prevenir um desequilíbrio através de uma dieta rica em fibras, gorduras saudáveis ​​e proteínas, bebendo bastante água, dormindo, reduzindo o estresse e praticando atividade física moderada. 

Fontes:

Wittekind DA, Kratzsch J, Mergl R, et al. A leptina, mas não a grelina, está associada a pontuações de dependência alimentar em uma amostra populacional . Fronteiras em Psiquiatria . 2023;14. doi:10.3389/fpsyt.2023.1200021

Espinoza García AS, Martínez Moreno AG, Reyes Castillo Z. O papel da grelina e da leptina no comportamento alimentar: evidências genéticas e moleculares . Endocrinologia, Diabetes e Nutrição (edição em inglês) . 2021;68(9):654-663. doi:10.1016/j.endien.2020.10.009

Fahed G, Aoun L, Bou Zerdan M, Allam S, Bou Zerdan M, Bouferraa Y, Assi HI.Síndrome metabólica: atualizações sobre fisiopatologia e manejo em 2021  . Int J Mol Sci . 2022;23(2):786. doi:10.3390/ijms23020786

Chao AM, Jastreboff AM, White MA, Grilo CM, Sinha R. Estresse, cortisol e outros hormônios relacionados ao apetite: previsão prospectiva de mudanças em 6 meses no desejo alimentar e no peso . Obesidade . 2017;25(4):713-720. doi:10.1002/oby.21790

van Egmond LT, Meth EMS, Engström J, Ilemosoglou M, Keller JA, Vogel H, Benedict C. Efeitos da perda aguda de sono na leptina, grelina e adiponectina em adultos com peso saudável e obesidade: um estudo de laboratório . Obesidade. 2023;31(3):635-641. doi:10.1002/oby.23616

MedlinePlus. Deficiência de receptor de leptina .

Yaribeygi H, Farrokhi FR, Butler AE, Sahebkar A. Resistência à insulina: Revisão dos mecanismos moleculares subjacentes . J Cell Physiol . 2019;234(6):8152-8161. doi: 10.1002/jcp.27603

Cooper CB, Neufeld EV, Dolezal BA, Martin JL. Privação de sono e obesidade em adultos: uma breve revisão narrativa . BMJ Open Sport Exerc Med . 2018;4(1):e000392. doi: 10.1136/bmjsem-2018-000392

Ryan BJ, Schleh MW, Ahn C, Ludzki AC, Gillen JB, Varshney P, Van Pelt DW, Pitchford LM, Chenevert TL, Gioscia-Ryan RA, Howton SM, Rode T, Hummel SL, Burant CF, Little JP, Horowitz JF . O exercício de intensidade moderada e o treinamento intervalado de alta intensidade afetam a sensibilidade à insulina de forma semelhante em adultos obesos . J Clin Endocrinol Metab . 2020;105(8):e2941–59. doi:10.1210/clinem/dgaa345

MedlinePlus. Alimentos que melhoram a dieta .

MedlinePlus. Alimentos ricos em fibras .Leitura Adicional

Espinoza García AS, Martínez Moreno AG, Reyes Castillo Z. O papel da grelina e da leptina no comportamento alimentar: evidências genéticas e moleculares . Endocrinologia, Diabetes e Nutrição (edição em inglês) . 2021;68(9):654-663. doi:10.1016/j.endien.2020.10.009

Wittekind DA, Kratzsch J, Mergl R, et al. A leptina, mas não a grelina, está associada a pontuações de dependência alimentar em uma amostra populacional . Fronteiras em Psiquiatria . 2023;14. doi:10.3389/fpsyt.2023.1200021

Nenhum comentário:

Postar um comentário