“Jejum intermitente” não emagrece mais que outras dietas
A dieta em jejum em dias alternados tem aproximadamente o mesmo efeito que uma dieta tradicional, é mais difícil de seguir
Praticada por várias celebridades, como Beyoncé e Deborah Secco, o jejum intermitente é um método de perda de peso em que se intercalam períodos de refeições grátis e de jejum, variando de 16 a 24 horas.
No entanto, de acordo com um estudo publicado no JAMA Internal Medicine, as dietas baseadas em jejum são menos eficazes do que se pensava anteriormente.
A premissa do regime de dia alternativo é a rápida perda de peso, concentrando-se no uso de reservas de gordura corporal, ao contrário dos regimes que são baseados na contagem diária de calorias.
Apesar disso, dizem os pesquisadores, eles são mais difíceis de seguir e não melhor que uma dieta tradicional.
O estudo
Pesquisadores da Universidade de Illinois, EUA Durante seis meses, eles analisaram 100 pessoas com excesso de peso, 86% das quais seguiram três tipos diferentes de dieta: dieta normal, contagem de calorias diárias e jejum intermitente.
Para fins de comparação, os voluntários costumam comer durante o primeiro mês de estudo. Já seguindo as dietas, o grupo de restrição calórica consumiu 75% do consumo diário de calorias diárias, enquanto o grupo livre não apresentou mudanças significativas na dieta. Na dieta de jejum intermitente, no entanto, os participantes consumiram 25% de sua ingestão calórica nos dias de jejum, que não deveriam comer, e 125% nos dias de folga.
Leia também: Dieta de 21 dias funciona?
Resultados da pesquisa
Os resultados mostraram que, em comparação àqueles que não modificaram seu padrão alimentar, aqueles com restrição calórica e aqueles com dieta intermitente apresentaram a mesma perda de peso após seis meses de observação.
Ao final do estudo, os voluntários foram, respectivamente, 5,3% e 6% mais leves que os que não seguiram as dietas, levando em consideração as diferenças fatoriais como sexo e etnia. Portanto, a perda de peso foi quase a mesma entre os participantes.
Além disso, os dados observados mostraram que há grande dificuldade em cumprir a dieta intermitente. Os participantes que seguiram o regime consumiram muito mais calorias do que o esperado. "Nós pensamos que seria mais fácil seguir o jejum em dias alternados, porque você tem que dia de folga, onde você tem que controlar a si mesmo também.
Esperávamos que grupo restrição calórica 'se subtrair às regras" muito mais ". disse Krista Varady, co-autora da investigação. "Descobrimos que cerca de metade dos membros do grupo de dieta em jejum em dias alternados tinha dificuldade em segui-lo."
Limitações da dieta do jejum intermitente
Apesar dos resultados, os autores admitem que a pesquisa tem algumas limitações. O grupo de análise foi pequeno e apenas 69% dos participantes completaram o estudo até o final. Segundo Krista, voluntários de outras localidades poderiam ter seguido melhor o jejum intermitente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário