segunda-feira, 6 de abril de 2020

Beber vinho engorda ou emagrece?

Quem está de dieta pode beber vinho

Beber vinho engorda ou emagrece?

O vinho é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo e uma bebida muito saudável, mas se você está de dieta pode estar preocupado se beber vinho engorda ou emagrece.

Este artigo analisa as calorias do vinho, como ele se compara a outras bebidas alcoólicas e se beber demais pode engordar.



Calorias do vinho


O vinho é uma bebida alcoólica feita a partir de suco de uva fermentado. A maioria das calorias do vinho vem do álcool e de várias quantidades de carboidratos.



Embora o vinho não seja considerado particularmente rico em calorias, é fácil beber em excesso. Assim, as calorias do vinho podem aumentar.

Abaixo as calorias dos tipos de vinho mais comuns ( taça com 150 ml )

Chardonnay  123
Sauvignon blanc 119
Pinot Noir 121
Cabernet 122
Rosa 125
Prosecco 98

Obviamente, as calorias do vinho variam e o número exato depende do tipo de vinho. Os vinhos secos tendem a ter menos açúcar e, portanto, menos calorias que os vinhos doces, enquanto os espumantes tem menos calorias.
Embora as calorias de um copo de vinho não pareçam muito, alguns tipos contêm mais de 300 calorias e uma garrafa tem mais de 600 calorias. Dependendo de quanto você bebe, o vinho pode realmente engordar.

O que é melhor, beber vinho ou cerveja?

Em comparação, uma long neck de 355 ml de cerveja light tem cerca de 100 calorias, enquanto a mesma quantidade de cerveja comum tem mais de 150 calorias - e mais ainda se for uma cerveja pesada, como de trigo por exemplo. Enquanto isso, uma dose de 44 ml de vodka tem 97 calorias.

Quando comparado lado a lado, o vinho tem um pouco mais de calorias que a cerveja light e a maioria dos licores, mas menos que as cervejas comuns e pesadas. Bebidas misturadas com sucos e refrigerantes podem aumentar significativamente a quantidade de calorias e carboidratos das bebidas destiladas, como vodka, gin e uísque.

Assim, podemos concluir que beber cerveja ou vinho, tem quase a mesma quantidade de calorias. Mas o vinho tem maior concentração de álcool, então provavelmente você vai beber menos do que a cerveja.

Leia também:
O que é dieta paleo?
Como funciona a Herbalife?
O que comer no café da manhã para emagrecer?

Beber vinho engorda?

Beber muito vinho pode fazer com que você consuma mais calorias do que queima, o que pode te engordar. .

Além disso, as calorias do álcool são consideradas calorias vazias, pois a maioria das bebidas alcoólicas tem poucas ou nenhumas vitaminas, minerais ou outros nutrientes.

Ainda assim, você deve ter ouvido falar que o vinho tinto, em particular, é mais saudável do que outras bebidas. O vinho tinto contém resveratrol, um composto antioxidante que pode combater doenças e tem vários benefícios para os cardíacos, mas quando consumido com moderação ( Fonte )

No entanto, se você beber muito vinho, perde todos os benefícios e ainda vai engordar.

Além disso, o consumo excessivo de álcool pode engordar. Pois quando você bebe, seu corpo o álcool para gerar energia, deixando os carboidratos e/ou a gordura que você come para serem armazenados como gordura ( Fonte )

O alto consumo de álcool também está associado à uma dieta ruim. No entanto, ainda não está claro se isso é resultado do que você come quando está embriagado ou se as pessoas que bebem com mais frequência se alimentam mal. 

Conclusão:



Um copo de vinho tem cerca de 120 calorias. Os vinhos doces tendem a ter mais calorias, enquanto os espumantes tendem a ter menos.

Além disso, o vinho fornece um pouco mais de calorias do que a maioria dos licores e cervejas leves, mas geralmente menos calorias do que as cervejas comuns.

Embora beber uma ou duas taças de vinho, de vez em quando, provavelmente não te faça engordar, beber muito vinho pode engordar e outros efeitos negativos à saúde. Como o fígado desempenha um papel importante no processamento do álcool, a ingestão excessiva de álcool pode levar ao acúmulo de gordura no fígado e, eventualmente, causar cicatrizes e danos crônicos no fígado, conhecidos como cirrose


Nenhum comentário:

Postar um comentário