Você sabia que a alimentação reflete diretamente na sua saúde bucal? Pois é, tudo o que você ingere no dia a dia tem impacto em todo o funcionamento do seu corpo, inclusive a boca.
Por isso, além dos cuidados já conhecidos como escovar os dentes três vezes ao dia, passar fio dental, usar antisséptico bucal, dentre outros, é necessário cuidar também da sua alimentação!
Sendo assim, existem alguns alimentos que você deve ingerir se quiser ter uma boa saúde bucal e há também aqueles que precisam ser ingeridos com moderação.
Descubra quais são eles agora.
Alimentos que afetam sua saúde bucal
Antes de tudo, todas as dicas listadas ao longo deste conteúdo são boas e se colocadas em práticas da forma correta são muito benéficas, mas não substituem uma consulta com o profissional da área.
Por isso, pesquise por valores de planos odontológicos e encontre um profissional para te ajudar de acordo com suas características e necessidades.
Retomando...
Não é novidade para ninguém, o açúcar é um grande vilão quando seus dentes estão em questão. Isso porque eles facilitam o nascimento de cáries e feridas em sua boca, além de não serem bons para o seu sistema imunológico.
Sendo assim, o resultado de ingerí-los em excesso é óbvio: problemas bucais e de saúde de um modo geral. Essas são razões simples pelas quais esse alimento deve ser consumido com moderação.
Mas, além do açúcar, quais são os outros inimigos do corpo?
Álcool
Pouco mencionadas, as bebidas alcoólicas têm substâncias corrosivas aos tecidos bucais e isso a médio prazo traz inúmeras complicações.
O principal problema é que em excesso o álcool diminui a produção de saliva natural da sua boca, deixando-a seca e facilitando que restos de alimentos ficam “grudados” às gengivas e aos dentes.
Então, como diz todo comercial de cerveja: beba com moderação.
Frutas ácidas
“Para ser saudável é preciso ingerir muita fruta”. Está aí uma meia verdade.
Além de várias frutas serem ricas em açúcar (o mais famoso é a frutose, mas existem muitos outros), algumas também têm um alto nível de acidez. São as principais:
- Limão;
- Maçã;
- Laranja;
- Uva;
- Abacaxi;
- Mexerica;
- Dentre outras.
Então, é preciso ingeri-las com cuidado, pois a acidez prejudica não só a saúde bucal facilitando o surgimento de ferimentos como aftas, mas também agride o seu estômago com úlceras e demais complicações.
Alimentos ricos em carboidratos
Até os mais gostosos! Pois é, nem tudo são flores.
Alguns alimentos com carboidrato, principalmente com amido (batata, pão, macarrão e cereais) grudam nos dentes com facilidade, o que aumenta as chances de desenvolver bactérias e as temidas cáries.
E os alimentos que favorecem à saúde bucal e ainda emagrecem?
Acredite se quiser, mas eles são maioria e é possível sim ter uma boa alimentação sem se esforçar muito para isso.
É válido dizer também: alimentar-se de maneira mais saudável não significa que você nunca mais vai poder comer aquele bolo de chocolate ou tomar seu drink favorito em uma festa, só que será preciso ser mais regrado.
Diante disso, alguns para acrescentar à sua rotina são:
Fibras
Costumam falar que são quase um fio dental natural (mas continue fazendo sua higiene bucal completa).
Alimentos como aveia, grãos, brócolis, feijão e muitos outros favorecem a limpeza natural da sua boca e de quebra regulam o intestino, fundamental a quem busca emagrecer.
Frango
Temos aqui um prato saboroso e extremamente versátil (dependendo de como você prepara é saudável) e faz bem para a saúde de um modo geral por ser um alimento cariostático.
Opte sempre por frango cozido ou assado em vez de frito e não exagere no tempero.
Ovo
Mais um alimento para todos os momentos!
Os ovos também têm propriedades cariostáticas) e por isso seu consumo evita a cárie e deixa os dentes mais brancos e fortes, fortalecendo também suas gengivas.
Salmão
Seu preço não é dos mais baixos, porém traz vários benefícios à saúde.
O salmão possui cálcio e vitamina D, muito importante até para o seu cérebro. Mas ele não é o único, outros peixes mais baratos também podem trazer esse benefícios como tilápia, atum e cação.
Além da alimentação, procure também por planos odontológicos mais acessíveis
Na verdade essa aqui é uma dica bônus!
A fim de manter sua saúde bucal e do corpo sempre em dia, não deixe de procurar pelos melhores valores de planos odontológicos e também valores de plano de saúde.
Ao contar com valores de plano de saúde e valores de planos odontológicos acessíveis, você tem auxílio de profissionais capacitados que vão te ajudar a ter uma saúde de ferro.
Os valores de planos odontológicos e valores de plano de saúde podem variar de acordo com o que eles cobrem, mas lembre-se: nenhuma dica, por mais valiosa, substitui um profissional preparado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário