Alimentos que queimam mais calorias do que eles contêm
Alguns alimentos usam mais calorias para serem digeridos do que a quantidade de calorias que eles fornecem. Esses alimentos estão na categoria de alimentos catabólicos.
O Catabolismo é o processo pelo qual as moléculas complexas são transformadas em mais simples para liberar energia. Esta categoria de alimentos é recomendada para aqueles que desejam a queimar calorias e perder peso. Consistem em certos alimentos que requerem do corpo mais calorias para serem processadas e digeridas do que as calorias que eles fornecem e assim queimar mais calorias, são como alimentos de calorias negativas. Isto é o inverso do anabolismo, na qual, as substâncias simples são combinados para formar os materiais complexos do tecido vivo. Alimentos anabolizantes são aqueles que usam menos calorias para serem digeridos do que o montante que eles fornecem. Esta categoria é recomendada para fisiculturistas e magros que desejam ganhar peso.
Alimentos que queimam calorias:
FrutasFrutas como amoras, mirtilos, toranja, limão, laranja, limão, abacaxi, ameixas, peras, morangos e melancias são frutos catabólicos de alto grau.
Vegetais
Vegetais como brócolis, aipo, espargos, cenouras, couve de Bruxelas, berinjela, alho-poró, espinafre, alface, tomate, batata-doce, aipo, pimenta e folhas de salsa são de alto escalão na lista de alimentos não calóricos que queimam gorduras.
Carne branca e peixe
Fontes de carne branca incluem frutos do mar como caranguejos,lagostas, mexilhões, camarão, e peixes como atum, bacalhau e sardinha. Outras carnes brancas de baixo teor de gordura também se enquadram nessa categoria de alimentos catabólicos não-vegetarianos.
Alimentos ricos em fibras:
Esta categoria é constituída daqueles alimentos que não necessariamente possuem qualquer estrutura química específica para queimar mais calorias, mas estes são os alimentos que levam mais tempo para serem digeridos devido ao seu enorme volume que ocupam no estomago e intestino. Alimentos ricos em fibras, como vegetais de folhas verdes, carne branca magra, etc. estão nesta categoria.
Alimentos de calorias negativas
Estes são os alimentos cujo teor de água e fibras são os mais elevados e estimulam mais enzimas do que outros alimentos. Entre estes são mamão, melancia, espargos, beterraba, e bebidas como água tem zero caloria.
Apesar de ter zero calorias, a água requer calorias para ser absorvida no corpo. O estômago não é como papel absorvente que absorve a água de imediato. Calorias são queimadas até mesmo para digerir a água, e água fria ou gelada requer mais calorias para digerir do que em temperatura ambiente normal ou água morna.
Os alimentos termogênicos
Os alimentos que aumentam a temperatura corporal entram nesta categoria. O calor gerado por estes alimentos termogênicos aceleraram o metabolismo e ajudam a quebrar mais rapidamente compostos alimentares complexos, impedindo as gorduras e carboidratos em excesso de serem armazenados desnecessariamente em forma de gordura. Esta categoria inclui clara de ovo, peito de frango e peru, gengibre, alho, pimentões, pimentas, chá verde, etc.
Alimentos Catabólicos
Alimentos que queimam calorias durante a digestão, os chamados alimentos calóricos reversos, agem da seguinte maneira para queima de gordura, devido ao seu efeito térmico que é maior do que o seu teor calórico funcionam como termogênicos. Para colocar em palavras mais simples, os alimentos que queimam calorias são aqueles que fazem o corpo gastar mais energia para quebrá-los em pequenas partes do que a energia que é adquirida por eles. Estes são alimentos que aceleram o nosso metabolismo, bem como os alimentos que simplesmente ocupam mais espaço no estômago por um longo tempo.
O efeito térmico refere-se ao aumento do gasto energético devido ao custo do processamento dos alimentos (para armazenamento e uso em forma de energia) sobre a quantidade de energia gasta enquanto se está em repouso de forma que neutraliza as calorias oferecidas por esses alimentos.
Alimentos que ajudam na perda de peso
A ingestão de proteínas
As Proteínas requerem mais calorias para serem digeridas do que as gorduras, portanto, alimentos ricos em proteínas, como feijão, grãos integrais, óleos de peixe e carne magra gastam mais calorias para serem digeridas e assim atuam na perda de gordura.
Alimentos ricos em vitamina C queimam gorduras
A vitamina C estimula o aminoácido carnitina, o que acelera o processo de queima de gordura do corpo. Além disso, a vitamina C dilui a gordura, e ajuda o corpo a expeli-la.
O Cálcio dos produtos lácteos, como iogurte, leite, queijo e ajudam a aumentar a quebra da gordura e é especialmente benéfico para a perda de gordura abdominal.
A constipação intestinal é um fator importante no ganho de peso. Na tentativa de processar a fibra, o estômago utiliza um monte de calorias e uma dieta rica em fibras garante movimentos intestinais regulares, assim, para afastar a constipação intestinal faça uso de alimentos ricos em fibras.
Então é possível emagrecer sem fazer atividades físicas, ou ficar horas em uma esteira, como um rato de laboratório, nem todas as pessoas tem tempo, ou gostam de praticar algum esporte. Sabemos que a pratica de atividades é fator relevante na perda de peso, além de melhorar a qualidade de vida e saúde de forma geral. Mas se você não tem essa disposição e quer emagrecer e perder alguns quilos de maneira natural procure melhorar a sua dieta com esses Alimentos que queimam mais calorias do que eles contêm, apesar de ser pouca a redução no peso, de médio a longo prazo, alguma mudança poderá ser notada.
Atenção : Este Artigo é apenas informativo. Não desejamos de nenhuma forma substituir os conselhos de um médico ou nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário