Alimentos ricos em colágeno
13 Alimentos Ricos em Colágeno para sua Pele |
O colágeno é a proteína estrutural da pele, dando maleabilidade e estiramento. Existem muitos tipos de colágeno, mas em nosso corpo consiste principalmente nos tipos 1, 2 e 3. À medida que envelhecemos, produzimos menos colágeno a cada ano que passa - daí a tendência de termos mais rugas e pele mais fina.
Isso explica o boom da venda de suplementos de colágeno nas lojas atualmente.
Mas tomar colágeno em pó ou em capsulas é melhor do que consumir alimentos ricos em colágeno?
A principal diferença entre os dois pode ser a biodisponibilidade - a capacidade do corpo de usar um nutriente.
Alimentos que contém colágeno x suplementos
"Alimentos como caldo de osso contêm uma forma bio disponível de colágeno que seu corpo pode usar imediatamente, sendo assim melhor que os suplementos", diz a nutricionista Carrie Gabriel .
Um estudo de 2012 sobre nutrição e envelhecimento, também concluiu que comer frutas e legumes são a forma mais segura e saudável para melhorar a saúde da pele.
Além disso, como os suplementos são vendidos sem receita e não são regulamentados, provavelmente é mais seguro consumir alimentos para aumentar o colágeno no corpo.
Comer alimentos ricos em colágeno ou alimentos que aumentam a produção de colágeno também pode ajudar a na produção de aminoácidos necessários para a saúde da pele.
"Existem três aminoácidos importantes para a síntese de colágeno: prolina, lisina e glicina", diz a nutricionista e especialista em beleza Katey Davidson .
Enquanto pesquisas recentes descobriram que o caldo de osso pode não ser uma fonte segura de colágeno, essa opção é de longe a mais usada em casa. Feito do cozimento de ossos de animais na água , algumas pessoas acreditam que esse processo extraia colágeno dos ossos. Mas, ao fazer isso em casa, tempere o caldo com ervas.
13 Alimentos ricos em colágeno
1- Caldo de osso
"Como o caldo de osso é feito de ossos e tecido conjuntivo, contém cálcio, magnésio, fósforo, colágeno, glucosamina, condroitina, aminoácidos e muitos outros nutrientes", diz Davidson.
"No entanto, cada caldo de osso é diferente por causa da qualidade dos ossos usados junto com outros ingredientes", acrescenta ela.
Para garantir a qualidade do seu caldo, tente fazer o seu com ossos frescos.
2. Frango
Há uma razão pela qual muitos suplementos de colágeno são derivados de frango. A carne branca, favorita de todos contém grandes quantidades desse material. (Se você já cortou um frango inteiro, provavelmente já reparou a quantidade de tecido conjuntivo que contém.) Esses tecidos fazem do frango um alimento rico em colágeno.
Vários estudos têm usado o pescoço e as cartilagens de galinha como fonte de colágeno para o tratamento da artrite.
3. Peixe e marisco
Como outros animais, os peixes e mariscos têm ossos e ligamentos feitos de colágeno. Algumas pessoas afirmaram que o colágeno marinho é um dos que o corpo absorve melhor.Mesmo um sanduíche de atum ou salmão, certamente pode aumentar sua ingestão de colágeno. Mas saiba que a “carne” do peixe contém menos colágeno do que outras partes menos saborosas, como os ossos e a cabeça.
"Nós normalmente não comemos as partes de peixes com maior quantidade de colágeno, como a cabeça, escamas ou olhos", diz Gabriel. De fato,os pesquisadores confirmaram que a pele de peixe é a maior fonte de peptídeos de colágeno.
4. Claras de ovos
Embora os ovos não contenham tecidos conjuntivos como os produtos de origem animal, as claras dos ovos têm grandes quantidades de prolina. Que é um dos aminoácidos necessários para a produção de colágeno.5. Frutas cítricas
A vitamina C desempenha um papel importante na a produção de pró-colágeno, o o que faz o corpo produzir mais colágeno. Portanto, comer alimentos ricos em vitamina C é fundamental para aumentar a produção natural de colágeno no corpo.Como você provavelmente já sabe, as frutas cítricas como por exemplo: laranjas, tangerina, limões e limas são ricas em vitamina C.
6. Frutas vermelhas
Embora as frutas cítricas tenham a glória de serem ficas em vitamina C, os frutos silvestres também são outra excelente fonte. Os morangos tem mais vitamina C do que as laranjas. As framboesas, mirtilos e amoras também tem grande quantidade."Além disso", diz Davidson, "as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que protegem a pele dos danos naturais".
7. Frutas tropicais
Para completar, a lista de frutas ricas em vitamina C, vamos então incluir as frutas tropicais como manga, kiwi, abacaxi e goiaba. A goiaba também possui uma pequena quantidade de zinco, outro co-fator para a produção de colágeno.8. Alho
O alho é certamente muito mais do que apenas um tempero na sua cozinha. O alho também pode aumentar a sua produção de colágeno. De acordo com Gabriel, "o alho é rico em enxofre, um mineral que ajuda a sintetizar e evitar a quebra do colágeno".É importante observar, no entanto, que o quanto você consome é importante. "Você provavelmente precisa comer muito alho para ter os benefícios da produção natural de colágeno", acrescenta ela.
Mas, como o alho tem muitos outros benefícios , vale a pena considerar o alho como parte importante da sua dieta
9. Verduras
Todos sabemos que as verduras são fundamentais para uma dieta saudável. Além disso são ótimos alimentos ricos em colágeno.Espinafre, couve, acelga e outras verduras verdes escuras, são fontes de clorofila, que é conhecida por seus benefícios antioxidantes.
"Alguns estudos mostraram que consumir clorofila aumenta a produção de colágeno na pele", diz Gabriel.
10. Feijão
O feijão é um alimento rico em proteínas que contém os aminoácidos necessários para a síntese de colágeno. Além disso, são ricos em cobre, outro nutriente necessário para a produção de colágeno.11. Cajus
O caju é rico em zinco e cobre, os quais aumentam a capacidade do organismo de criar colágeno.12. Tomates
O tomate é uma fonte oculta de vitamina C. Um tomate médio pode fornecer quase 30% de vitamina C para a produção de colágeno. Além disso tem grandes quantidades de licopeno, um poderoso antioxidante para a pele.13. Pimentão
O pimentão é rico em vitamina C e também contêm capsaicina, um composto anti-inflamatório que combate os sinais de envelhecimento .Alimentos que prejudicam a produção de colágeno
Açúcar e carboidratos refinados podem danificar o colágeno.Para ajudar seu corpo a produzir mais colágeno, você não pode apenas comer mais alimentos de origem animal ou vegetal ricos em colágeno ou frutas e legumes ricos em vitaminas e minerais.
Uma dieta com alimentos ricos em proteínas, sejam de origem vegetal ou animal,ajudar a fornecer os aminoácidos necessários para a produção de colágeno.
Outros nutrientes que ajudam no processo de produção de colágeno. Como por exemplo: zinco, vitamina C e cobre. Portanto, frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais também são bons para a produção de colágeno.
Agora, comer muito açúcar e carboidratos refinados, podem causar inflamação celular que danifica o colágeno.
Conclusão:
Pode ser difícil comer uma variedade tão grande de alimentos na sua dieta. Algumas pessoas tem dúvidas se o consumo de alimentos ricos em colágeno realmente pode melhorar a pele. Pois é possível que o ácido estomacal possa quebrar as proteínas do colágeno e assim impedir de atingir a pele.E como o consumo de colágeno na dieta par antienvelhecimento ainda é uma área relativamente nova de pesquisa, então muitos médicos e especialistas evitam tirar conclusões definitivas.
Ainda assim, algumas pesquisas parecem ser promissoras. Um estudo publicado na revista Skin Pharmacology and Physiology descobriu que as mulheres que consumiram mais alimentos ricos em colágeno tiveram níveis mais altos de elasticidade da pele após quatro semanas do que as que não consumiram.
Outro estudo observou uma redução de 13% no aparecimento de linhas de expressão e rugas em mulheres saudáveis após 12 semanas tomando um suplemento de colágeno.
Dito isto, o colágeno não é apenas bom para a pele. O colágeno também reduz as dores nas articulações, aumenta a massa muscular e melhora a digestão.
Portanto, se os suplementos de colágeno são mais fácil de tomar colágeno, concluímos que vale a pena tentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário