terça-feira, 10 de setembro de 2019

Ser feliz pode fazer você perder peso?

Ser feliz emagrece?

Ser feliz pode fazer você perder peso?
Ser feliz pode fazer você perder peso?

Se a mídia social é um termômetro de felicidade, então ser magra não apenas te faz feliz, mas também mais famosa e popular. 

Com vida ideal que as pessoas publicam todos os dias nas redes sociais, há uma grande tentação de ficar nos padrões de peso e felicidade das outras pessoas. 

Essa pressão aumenta quando olhamos fotos de pessoas felizes que perderam peso, do tipo "antes e depois". 

As vezes, uma pessoa mais gordinha pode evitar tirar fotos de corpo inteiro e mostrar apenas seu rosto. 

A ideia de que uma pessoa gorda não pode ser feliz e alegre é realmente verdade? 

Ser feliz pode realmente fazer você perder peso? 

O DICAS DE DIETA BLOG analisa como ser feliz e ser magra afetam as pessoas.




Ser feliz faz você emagrecer: Teoria

Há pouca evidencia cientifica que ter um IMC (Índice de Massa Corporal) ideal para o seu peso seja melhor para o seu corpo. Fazer uma dieta equilibrada ajuda a manter a pressão arterial normal e melhora a saúde geral, ajudando a perder peso. Além disso mantém as veias limpas . Muitas pessoas, acreditam que ser mais magro não apenas fará seu corpo saudável, mas também mais feliz.

Essa correlação de que ser magra faz você feliz é apoiada por nossa cultura. Nas redes sociais zombam das celebridades que ganham alguns quilos. As crianças na escola sofrem com bullying. Estudos mostraram que nos negócios, os trabalhadores mais magros têm mais probabilidade de ter sucesso do que os seus colegas mais gordos. Tudo isso mostra que a magreza é um sinal externo de sucesso. Embora existam muitas pessoas bem-sucedidas com excesso de peso que provam o contrário, elas podem ser as exceções a regra.

Leia também: 
Como calcular o gasto calórico diário?


Ser feliz vai te emagrecer? 

Quando estamos envolvidos em alguma atividade, nosso nível de felicidade afeta o desempenho da tarefa em questão. Pense em um bom dia no trabalho. Se você ficou satisfeito com o andamento de um projeto, muitas vezes se sente incentivado a continuar com ele. Comparando com um dia em que sua moral está baixa e sua produtividade é afetada negativamente.

A mesma teoria vale para perder peso. Muitas pessoas vão usar o ano novo para fazer promessas para perder peso. Já que o ano anterior acabou, então, podem se sentir mais otimistas para começar de novo. Esse tipo de otimismo pode ajudar nas mudanças de velhos hábitos, e no esforço para começar uma atividade física ou dieta. Mas, quando estamos sentimos tristes, isso pode causar um tempo determinado de depressão que certamente não dá vontade de fazer ou mudar nada. Assim, pode levar à inatividade.

Existem evidências científicas para apoiar esta teoria. O exercício é capaz de liberar serotonina e dopamina no cérebro . Que são neurotransmissores que afetam nossa felicidade e bem-estar . Então se o exercício libera esses neurotransmissores, ele cria uma positividade que ajuda a continuar a praticar atividades físicas . A lógica é que ser feliz ajuda na motivação; portanto, se tivermos mais serotonina sendo liberada, será mais propício ao exercício físico, assim vamos perder peso com mais eficiência.

No entanto, no cenário acima, ser feliz vem após o exercício, portanto, isso pode não ser útil para todas as pessoas. Mas existem outras maneiras de que ser feliz pode fazer você perder peso. O chamado 'hormônio do amor' ocitocina é liberado quando temos interações positivas com outras pessoas, seja amor ou mesmo simplesmente estar entre amigos. Esse neurotransmissor também é liberado quando fazemos um lanche ou comemos certos alimentos, uma das razões pelas quais comer é viciante. Se substituirmos esses lanches por uma melhor interação humana, amor ou maneiras mais saudáveis ​​ser feliz (por exemplo, animais de estimação), isso pode parar nossa dependência de certos alimentos e ajudar a perder peso.


Leia também:
7 frutas que engordam e você não sabia

Estar acima do peso não significa que você não pode ser feliz

Parece que para cada pesquisa de algo encorajador para perder peso , outro é divulgado que afirma o contrário. 

Embora muitas pessoas pensem que ser magra as fará felizes, também há relatos em contrário. 

Um desses estudos afirmou que “os participantes com propensão genética a um IMC mais alto tinham menos probabilidade de se acharem uma pessoa nervosa ou de serem tensos ou irritados. O que isso sugere, no entanto, é que essas pessoas são naturalmente mais inclinadas a estar acima do peso (não necessariamente obesas). 

Embora seja difícil analisar completamente a extensão das mídias sociais na imagem corporal de uma pessoa, há pesquisas suficientes para monitorar algumas tendências preocupantes . Com pessoas postando fotos de si mesmas na academia, ou na praia, ou na piscina e as mídias glorificando a imagem corporal 'perfeita' . A correlação entre uma certa imagem corporal e popularidade nas redes sociais, é compreensível que uma pessoa com sobrepeso possa se sentir negativa sobre si mesma. 

No entanto, atualmente houve uma reação contra essas crenças, com a positividade corporal sendo incentivada por modelos plus size e a capacidade das mídias sociais de mostrar que pessoas com sobrepeso também podem ser felizes.

Leia também:
Quantas calorias tem um morango


Relação entre felicidade e perda de peso

Ser positivo na vida pode fazer uma pessoa com sobrepeso se sentir mais feliz. Isso pode substituir a produção de ocitocina estimulada pela ingestão de certos alimentos. 

Isso, por sua vez, pode ajudar a perder peso. No entanto, se uma pessoa é feliz com seu corpo, qualquer que seja o seu tamanho, ela pode não sentir vontade de perder peso. Essas pessoas podem liberar neurotransmissores através da melhoria da saúde mental, mas podem continuar seu estilo de vida e corpo ao mesmo tempo.

O problema não é que você não pode ser feliz se estiver acima do peso. O problema é que o excesso de peso pode afetar sua qualidade de vida a ponto de sua saúde mental ser afetada. Existem muitos estudos que mostram que a obesidade tem efeitos adversos na felicidade. Muito disso tem a ver com comorbidades, ou seja, outros problemas de saúde associados ao excesso de peso . No entanto, um estudo geral mostrou que isso geralmente ocorriam em obesos mórbidos , especialmente nos homens. As mulheres eram mais propensas a se sentir infelizes, mas relatavam menos.

O estado físico de excesso de peso não necessariamente te deixa infeliz . Excesso de peso, no entanto, tem pelo menos duas maneiras principais de fazer você se sentir infeliz. Isso ocorre através do estigma social (sendo feito para pensar que você não é atraente) e do efeito negativo do peso do seu corpo.
Emagreça de forma definitiva em 7 semanas
Emagreça de forma definitiva em 7 semanas



Ser feliz sozinho não emagrece

Se queremos saber se ser feliz pode fazer você perder peso , então a resposta é não. Em vez disso, ser feliz pode te motivar. E assim te incentivar a praticar exercícios que liberam mais neurotransmissores relacionados à felicidade e impedem que você coma demais para se sentir melhor consigo mesmo. Isso é definitivamente ideal para perder peso. Não vai necessariamente fazer você perder peso, pois você pode ser feliz com o corpo que você tem.

Ser infeliz também pode ajudar a fazer você perder peso, já que não deseja mais se sentir assim. O desejo de melhorar e se tornar mais feliz pode ser um grande fator motivador.

Se você não gostar da sua aparência , perder peso pode fazer você se sentir mais confiante e melhorar sua qualidade de vida. O perigo é que, se você equiparar uma certo perda peso à felicidade, poderá ter problemas. Se ser magro o deixa feliz, você pode começar a ficar deprimido ao ganhar alguns quilos, mesmo que esteja em uma faixa saudável para o seu corpo.

Os problemas surgem quando você confunde ser magro com ser feliz. Ter uma corpo saudável e garantir seu estilo de vida não causa complicações de saúde é melhor para ser feliz, mas é importante entender que existem muitos fatores diferentes que afetam a saúde e a felicidade .


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário