O que é a dieta alcalina?
Dieta Alcalina Funciona para Emagrecer? |
Os defensores dessa dieta ainda afirmam que ela pode ajudar a combater doenças graves como o câncer.
Este artigo examina o que a ciência diz da dieta alcalina.
A dieta alcalina também é conhecida como dieta ácido-alcalina ou dieta de cinzas alcalinas.
Sua premissa é que sua dieta pode alterar o valor do pH - ( a medida de acidez ou alcalinidade ) - do seu corpo.
O metabolismo - ( que é a conversão de alimentos em energia ) - pode ser comparado a queima de calorias. Na verdade é uma reação química que quebra os alimentos em pequenas partes para produzir a energia que seu corpo precisa para funcionar.
No entanto, as reações químicas do seu corpo ocorrem de maneira lenta e controlada.
Quando as coisas queimam, o resultado da queima são resíduos como carvão e cinzas, que são deixados para trás. Da mesma forma, os alimentos que você come deixam um resíduo de "cinza" conhecido como "lixo" metabólico.
Esse "lixo" metabólico pode ser alcalino, neutro ou ácido. Os defensores da dieta alcalina afirmam que os resíduos metabólicos podem afetar diretamente a acidez do seu corpo.
Em outras palavras, se você come alimentos que deixam cinzas ácidas, isso torna seu sangue mais ácido. Se você come alimentos que deixam cinzas alcalinas, o sangue fica mais alcalino.
De acordo com a hipótese da cinza ácida, acredita-se que ela o torne vulnerável a doenças ,enquanto a cinza alcalina é considerada protetora do corpo contra doenças.
Assim ao comer mais alimentos alcalinos, você poderá "alcalinizar" seu corpo e melhorar sua saúde.
Os alimentos que deixam uma cinza ácida são: proteínas , fosfato e enxofre, enquanto os alimentos alcalinos são: cálcio, magnésio e potássio.
Grupos de alimentos ácidos, alcalinos ou neutros:
Ácidos: carne, aves, peixe, laticínios , ovos, grãos, álcool
Neutros: gorduras naturais, amidos e açúcares
Alcalinos: frutas, nozes, legumes e verduras
Benefícios da dieta alcalina
Nenhuma pesquisa confirmou que a dieta alcalina pode aumentar o pH do sangue.
No entanto, algumas pesquisas sugerem que a dieta alcalina pode melhorar a saúde, embora não da maneira que seus apoiadores alegam. Dietas alcalinas reduzem o consumo de carnes gordas e processadas e incentivam as pessoas a comer mais frutas e legumes. Isso tem vários benefícios à saúde.
Aqui estão alguns dos benefícios dieta alcalina que a pesquisa científica apóia ou refuta:
- Melhora a saúde renal
- Previne o câncer
- Trata e previne doenças do coração
- Evita e previne a osteoporose
- Aumenta a massa muscular
Alimentos permitidos e proibidos na dieta alcalina
Alimentos permitidos
As pessoas interessadas em fazer a dieta alcalina devem comer mais alimentos com PH ou seja, alimentos que não são ácidos.
Esses são:
- Frutas
- Legumes
- Sementes
- Leguminosas, como lentilhas
- Tofu
Lentilhas, tofu e algumas sementes são boas fontes de proteína, mas é importante comer quantidades suficientes para compensar a falta de proteínas dos laticínios e da carne, que são proibidos na dieta alcalina.
Alimentos proibidos
Na dieta alcalina é proibido comer alimentos ricos em ácido. Esses alimentos são:
- Produtos lácteos, como queijo, iogurte, requeijão e leite
- Alimentos processados ( Presunto, peito de peru, blanquete, mortadela, salsicha, linguiça e etc.)
- Peixe
- Café
- Álcool
- Refrigerantes
A dieta alcalina emagrece?
Muitas dietas podem ajudar as pessoas a perder peso.
Por fim, a perda de peso depende do consumo de menos calorias do que se consome. Dietas com pouca gordura e calorias podem ajudar a emagrecer, mas apenas quando a pessoa pratica atividades físicas diárias e faz uma dieta saudável variada.
Já que a dieta alcalina é pobre em calorias, então pode ajudar as pessoas a emagrecer.
Algumas pessoas dizem que a dieta alcalina aumenta o pH do corpo para torná-lo menos ácido e mais alcalino. Os defensores da dieta dizem que emagrecer e combate doenças. No entanto, não há evidências cientificas para provar isso.
Algumas pessoas dizem que a dieta alcalina aumenta o pH do corpo para torná-lo menos ácido e mais alcalino. Os defensores da dieta dizem que emagrecer e combate doenças. No entanto, não há evidências cientificas para provar isso.
Conclusão:
Uma dieta variada é a opção mais saudável para emagrecer. As pessoas devem procurar fazer uma dieta balanceada que inclua uma variedade de diferentes proteínas, grãos, frutas, vegetais, vitaminas e minerais.
Deixar de comer qualquer grupo alimentar ou tipo de alimento em uma dieta pode piorar a saúde da uma pessoa. Dietas alcalinas com pouca proteína podem ajudar as pessoas a emagrecer, mas também podem aumentar o risco de outros problemas, como ossos e músculos fracos.
As pessoas que desejam fazer a dieta alcalina devem consumir quantidades de proteínas suficientes para não prejudicar a sua saúde. Se você conseguir comer bastante proteína, mesmo com os alimentos proibidos na dieta alcalina, poderá ter sucesso.
Embora a dieta alcalina não altere o pH do sangue, ela pode ajudar as pessoas a ingerir uma grande variedade de alimentos saudáveis, melhorando a saúde geral.
Pessoas com doenças graves ou com histórico de deficiências nutricionais devem consultar um médico antes de fazer a dieta alcalina.
Fontes:
https://www.healthline.com/nutrition/the-alkaline-diet-myth
https://www.medicalnewstoday.com/articles/324271.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário