sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Melhore a saúde do cérebro com a dieta MIND

O que é dieta MIND

Melhore a saúde do cérebro com a dieta MIND
Melhore a saúde do cérebro com a dieta MIND

Atualmente os cientistas descobriram que o que você come pode melhorar sua mente, memória, demência, doença de Alzheimer e melhorar a saúde do coração, além disso a dieta MIND também ajuda a emagrecer. Aqui no DICAS DE DIETA BLOG vamos mostrar como fazer a dieta MIND e os principais alimentos da dieta. Leia mais...


A pesquisa descobriu que comer certos alimentos bem como evitar outros pode retardar o envelhecimento cerebral em 7,5 anos e diminuir as chances de desenvolver a doença de Alzheimer.


Esta não é uma dieta da moda, ou uma dieta rápida feita apenas para emagrecer. A dieta MIND junta dois tipos de alimentação saudáveis que tem décadas de pesquisa cientificas nas costas : A dieta DASH e a dieta mediterrânea. Os pesquisadores universitários desenvolveram a dieta MIND para enfatizar alimentos que afetam a saúde do cérebro.

Alimentos da dieta MIND

Vegetais

Melhore a saúde do cérebro com a dieta MIND


Como mamãe sempre dizia: coma mais vegetais! Os criadores da dieta MIND, (os pesquisadores), descobriram que as folhas verdes como couve,repolho, espinafre ou alface tem capacidade de reduzir o risco de demência e declínio cognitivo.

O vegetais e folhas verdes são ricos em nutrientes que melhoram a saúde do cérebro como: folato, vitamina E, carotenoides e flavonoides. Assim comer apenas uma porção por dia retarda o envelhecimento cerebral.

Para melhorar o efeito, tente comer pelo menos seis porções por semana de verduras. Em seguida, complete com pelo menos uma porção de outros vegetais por dia.

Frutas

Nada contra comer uma maçã por dia, mas quando os cientistas revisaram as pesquisas sobre dieta e o efeito dos alimentos na saúde do cérebro, um tipo de fruta ficou acima das demais.

Em um estudo de 20 anos, com mais de 16.000 idosos, os que comiam mais amoras e morangos apresentaram as taxas mais baixas de declínio cognitivo. Os pesquisadores acreditam que isso se deve aos altos níveis de flavonóides nessas frutas.

Assim a dieta MIND recomenta comer duas ou mais porções dessas frutas por semana para melhorar a saúde cerebral.

Nozes e castanhas

As nozes podem ser ricas em calorias e gordura, mas são cheias de vitamina E solúvel em gordura, que tem muitas qualidades protetoras do cérebro.

Coma um punhado de nozes e castanhas pelo menos cinco vezes por semana em vez de batatas fritas ou doces. Mas prefira as sementes assadas e sem sal, sem sódio, adoçantes ou coberturas.

Azeite

Melhore a saúde do cérebro com a dieta MIND

Outro item básico da dieta mediterrânea e também na dieta MIND é o azeite. Os pesquisadores recomendam cozinhar com azeite em vez do óleo de cozinha comum e sempre evitar manteiga e margarina.

Procure sempre comprar o azeite "extra virgem" e além disso escolha uma marca de confiança que a garrafa que seja de vidro opaco ou escuro, pois a luz faz com que ela se estrague mais rapidamente.

Carnes


Uma alimentação saudável para o cérebro incentiva o consumo de carne com moderação (a carne vermelha deve ser consumida menos de quatro vezes por semana na dieta MIND). Feijões, lentilhas e soja, que contêm proteínas e fibras, são substitutas da carne. Eles vão te deixar cheio e satisfeito, além disso são ricos em vitaminas do complexo B, que são muito importantes para a saúde do cérebro.

Em um estudo que analisou as dietas de idosos, os que comiam poucos legumes tiveram maior declínio cognitivo do que aqueles que comiam mais.

Coma peixe uma vez por semana

Você está sempre se esquecendo o nome da pessoa que você acabou de conhecer? Adultos com 65 anos ou mais que comiam peixe uma vez por semana ou mais, tiveram melhores resultados nos testes de memória e jogos de números complicados do que os que comiam frutos do mar com menos frequência.

Mas se você não gosta de comer peixe não é o seu favorito, há boas notícias: os pesquisadores da dieta da MIND não conseguiram encontrar provas cientificas de comer peixe ou frutos do mas mais de uma vez por semana traz maiores benefícios a saúde do cérebro.

Beba um copo de vinho

Embora o excesso de álcool seja prejudicial ao cérebro e à saúde em geral, os estudos sugerem que o consumo leve a moderado pode diminuir o risco de demência. E isso pode atrasar o aparecimento da doença de Alzheimer em dois a três anos.

Eles descobriram que o álcool melhora o fluxo sanguíneo, deixando o sangue menos pegajoso e menos propenso a coagulação, que é muito prejudicial.

Dados os riscos do consumo álcool, provavelmente não é uma boa ideia encher a cara, com a desculpa de que é para melhorar a saúde cerebral. Mas se você tomar uma taça de vinho durante o jantar, certamente terá bons resultados.

Conclusão:

A dieta MIND é uma união da dieta DASH e da dieta mediterrânea. Pesquisadores descobriram que comer certos alimentos melhora a saúde do cérebro e evita doenças degenerativas. Além dos benefícios da dieta, ela pode a médio prazo ajudar a emagrecer.

Fonte:



https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/improve-brain-health-with-the-mind-diet/art-20454746

Nenhum comentário:

Postar um comentário