sábado, 18 de janeiro de 2020

Metformina Emagrece? O Que Diz a Pesquisa?

Metformina emagrece mesmo?

Metformina Emagrece - Diz Pesquisa


A metformina é um medicamento prescrito para controlar a glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. Você deve ter ouvido falar que a metformina também emagrece. Mas é verdade?



A resposta é : Depende. Nesse artigo do DICAS DE DIETA BLOG tem tudo que você deve saber sobre a metformina para emagrecer, e também por que seu médico pode prescrever isso para você. Leia mais...


Tomar metformina pode emagrecer?

Segundo a pesquisa, a metformina pode ajudar algumas pessoas a perder peso. No entanto, não está claro por que a metformina emagrece. Uma teoria é que isso pode levar você a comer menos, reduzindo o apetite . Também pode mudar a maneira como seu corpo usa e armazena a gordura.

Embora estudos tenham demonstrado que a metformina pode ajudar na perda de peso, o medicamento não é uma solução rápida. De acordo com um estudo, a metformina emagrece gradualmente ao longo de um a dois anos. A quantidade de peso perdido também varia de pessoa para pessoa. No estudo, a quantidade média de peso perdido após dois ou mais anos foi de quatro a sete quilos.

Tomar o medicamento sem fazer dieta ou exercícios físicos ​​pode não causar nenhum efeito na perda de peso. Indivíduos que seguem uma dieta saudável e se exercitam e tomam metformina tendem a perder mais peso. Isso pode ocorrer porque a metformina aumenta a quantidade de calorias que você queima durante o exercício físico. Se você não se exercitar, provavelmente não terá esse efeito.

Além disso, qualquer perda de peso que você tenha pode durar apenas enquanto você toma o medicamento. Isso significa que, se você parar de tomar metformina, há uma boa chance de retornar ao seu peso original. E mesmo enquanto você estiver tomando o medicamento, você pode recuperar lentamente qualquer peso que tenha perdido.

Em outras palavras, a metformina pode não ser a pílula mágica que algumas pessoas estavam esperando. Foi demonstrado que reduz o peso em alguns casos, mas não em todos. Um dos benefícios da metformina é que, mesmo que não cause perda de peso, não te deixa engordar. 

Como tomar metformina para emagrecer?

Você deve começar a tomar a metformina com baixa dosagem e aumentar gradualmente ao longo de algumas semanas. Isso pode ajudar a minimizar os efeitos colaterais. 

Os adultos inicialmente tomam 500 miligramas (mg) duas vezes ao dia ou 850 mg uma vez ao dia. A dose pode ser aumentada em 500 mg por semana ou 850 mg a cada duas semanas, até o máximo de 2.000 mg por dia, e administrada em doses divididas. O medicamento é tomado por via oral, geralmente junto com uma refeição.

Efeitos colaterais

A metformina pode causar efeitos colaterais leves ou graves. A lista a seguir contém alguns dos principais efeitos colaterais que podem ocorrer ao tomar metformina. Esta lista não inclui todos os efeitos colaterais possíveis.

Para mais informações sobre os possíveis efeitos colaterais da metformina ou dicas sobre como lidar com um efeito colateral preocupante, converse com seu médico ou farmacêutico.

Efeitos colaterais mais comuns


Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com a metformina incluem:

  • Diarreia
  • Náusea
  • Dor de estômago
  • Azia
  • Gases
  • Cansaço
  • Fraqueza
  • Dor muscular incomum
  • Problemas respiratórios
  • Sonolência incomum
  • Náusea ou vômito
  • Tontura
  • Frequência cardíaca lenta ou irregular

Se esses efeitos forem leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Mas, se eles são mais graves ou não desaparecem, converse com seu médico ou farmacêutico.

Conclusão:

Lembre-se de que a metformina é um medicamento relativamente seguro para diabéticos, com efeitos colaterais que geralmente desaparecem com o tempo. Qualquer perda de peso que você possa ter ao tomar metformina será gradual e mínima . 
Da mesma forma, a metformina pode interagir com outros medicamentos, por isso não se deve tomar nenhum medicamento sem prescrição médica.

Esse artigo é meramente informativo e não deseja substituir a consulta médica. Não tome medicamentos sem prescrição médica. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário