O café da manhã é a refeição mais importante do dia.
O que comemos e bebemos depois de acordar tem um grande impacto em nosso desempenho cognitivo, humor e na energia ao longo do dia.
Agora, uma nova pesquisa da Sociedade Endócrina mostra que o café da manhã desempenha um papel ainda mais importante em nossa saúde do que se pensava anteriormente.
As pessoas que tomam um bom café da manhã queimam o dobro de calorias em comparação com as que comem muito no jantar, de acordo com o novo estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism .
Elas também tem menor vontade de comer guloseimas, principalmente doces, e têm os níveis de glicose e insulina controlados ao longo do dia.
O metabolismo é mais ativo após o café da manhã
Em seguida, a termogênese induzida pela dieta (TID) - que é uma medida de como o corpo está metabolizando os alimentos - foi rastreada nos participantes, assim como a fome, os níveis de glicose no sangue e o desejo de comer doces.
Os pesquisadores descobriram que, em média, o TID dos participantes era 2,5 vezes maior após o café da manhã versus após o jantar, mostrando essencialmente que o metabolismo das pessoas é mais ativo após o café da manhã.
Além disso, tomar um café da manhã com alto teor calórico reduz a fome ao longo do dia.
Comparado com um café da manhã mais rico em proteínas e gorduras, é mais provável que um café da manhã com poucas calorias dê vontade de comer besteiras durante o dia. Além disso, as pessoas que tomam café da manhã menores tendem a fazer refeições maiores no jantar, de acordo com os pesquisadores.
A insulina das pessoas (um hormônio que ajuda a transformar os alimentos em energia) e a glicose no sangue, que é usada como energia, também eram menores após o café da manhã, em comparação com o jantar.
Os resultados podem ter implicações enormes para as pessoas que querem emagrecer, bem como para diabéticos e pré diabéticos.
"Nossos resultados confirmam que comer muito no jantar tem efeitos negativos sobre a tolerância à glicose, que devem ser considerados por pacientes diabéticos, para evitar picos de glicose no sangue", afirmaram os pesquisadores no estudo.
"Portanto, tomar um café da manhã rico em calorias é melhor para emagrecer do que fazer grandes refeições, além disso reduz o risco de doenças metabólicas", acrescentaram.
Pular o café da manhã diminui o metabolismo e aumenta a fome
Mas a pesquisa mostrou que as pessoas que comem menos no café da manhã comem mais no final do dia, prejudicando o emagrecimento.
Minisha Sood , endocrinologista do Hospital Lenox Hill, em Nova York, diz que as pessoas pularem o café da manhã, em um esforço inútil de controlar a ingestão de calorias.
"Pular o café da manhã, te faz comer em excesso na hora do jantar, em parte devido à psicologia de 'compensar as calorias perdidas' e isso costuma sair pela culatra", acrescentou.
Nosso metabolismo é muito influenciado pelo ritmo circadiano ou ciclo vigília-sono.
Sood diz que as pessoas são mais sensíveis à insulina pela manhã, o que significa que o corpo precisa produzir menos insulina para controlar a glicose no sangue depois de comer.
“Nosso metabolismo é mais eficiente durante a manhã e mais sensível à insulina no espaço de tempo entre as refeições; portanto, faz sentido que nossa termogênese induzida pela dieta e o metabolismo sejam mais acelerados no início do dia - disse Sood.
Além disso, as pessoas são mais ativas fisicamente durante a manhã e o dia, e a atividade física ajuda a controlar os níveis de insulina e glicose no sangue.
Leia também:
O que comer no café da manhã para emagrecer
Como o estudo mostra, nossa taxa metabólica diminui à noite, tornando mais dificil para o corpo digerir os alimentos e assim ser usado como fonte de energia.
Assim, procure tomar um café da manhã bem equilibrado, comendo frutas, ovos, aveia e iogurte - e evite alimentos excessivamente processados, como doces e alimentos açucarados. Eles são absorvidos mais rapidamente e podem causar picos de açúcar no sangue, acrescenta Morton.
"Uma frase em que acredito é que você deve comer como um rainha no café da manhã, como um princesa no almoço como uma mendiga no jantar", disse Morton.
Lista de alimentos para comer no café da manhã para emagrecer
- Ovos
- Iogurte grego
- Café
- Aveia
- Semente de chia
- Framboesas, morangos e amoras
- Castanha do pará, nozes e amendoas
- Chá verde
- Whey protein
- Frutas
- Linhaça
- Queijo cottage
Conclusão:
Eles também têm menos fome e vontade de comer doces, ao longo do dia.
Um grande café da manhã (comparado a um jantar maior) também está associado a níveis mais baixos de insulina e glicose no sangue, assim os diabéticos devem priorizar o café da manhã do que o jantar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário