As pessoas costumam realizar uma variedade de dietas, independentemente das recomendações, visando o emagrecimento. Nesse cenário, diferentes metodologias e novas dietas surgem regularmente, e uma que vem se destacando nos últimos anos é a dieta low carb.
Esse é um modelo de dieta baseado na redução dos carboidratos ingeridos diariamente e que vem sendo replicado por inúmeras pessoas pelo mundo todo, inclusive no Brasil.
Assim como qualquer processo de emagrecimento que envolva dieta, existem certos benefícios e também alguns pontos de atenção para que a saúde não seja prejudicada, um desses cuidados é entender as necessidades junto a um profissional.
Mas como será que a dieta low carb pode impactar na sua saúde, inclusive na saúde dos seus dentes? É isso que veremos no artigo a seguir.
O que é dieta low carb?
O nome da dieta já dá indícios de seu significado. Isso porque a palavra low, em português, significa baixo. Já carb é a abreviação para carboidrato, que são hidratos de carbono, glicídios ou sacarídeos encontrados em uma variedade de alimentos, tais como:
Massas;
Pães;
Arroz;
Batata;
Bolos.
Dessa maneira, a dieta lowcarb é representada por uma alimentação restrita de carboidratos, e ao mesmo tempo rica em gorduras boas, proteínas e fibras.
Por conta do mito que existe em cima do carboidrato, que ele seria de um grupo alimentar que contribui para a formação rápida de “gordura” e consequente aumento do peso, muitos adotam a dieta acreditando que apenas restringir os carboidratos será a solução para perder o peso.
Como veremos na sequência, sim, existem benefícios da dieta low carb, mas também é importante ficar atento com os pontos negativos dela.
Benefícios da dieta low carb
Como mencionado acima, a dieta low carb pode sim trazer diversos benefícios para a saúde e o corpo. Mas, para isso, é preciso realizá-la de forma correta e com o acompanhamento adequado.
Confira a seguir as principais vantagens ao aplicá-la nas refeições:
Ajuda no emagrecimento
Assim como outras dietas, a low carb pode sim ajudar no emagrecimento, principalmente ao reduzir a ingestão de massas e o açúcar resultante de sua digestão. Contudo, é preciso ter atenção na manutenção e durabilidade das dietas para efeito a longo prazo.
Melhora os níveis do açúcar do sangue
Muitos carboidratos são ricos em açúcares e têm suas proteínas transformadas nesses materiais no processo digestivo.
Assim, ao eliminar esse elemento da dieta, consegue-se melhorar o nível de açúcar no sangue, tendo um controle da insulina mais equilibrado.
É justamente por isso que essa dieta é muito utilizada por portadores de diabetes, justamente por restrição em alimentos açucarados e controle do açúcar no sangue.
Colesterol controlado
A dieta low carb é rica em proteínas boas e, por isso, a ingestão desses alimentos pode ajudar no controle do colesterol, estimulando a produção de colesterol bom e diminuindo o colesterol ruim.
Isso é muito importante para evitar, por exemplo, doenças que afetam o coração.
Diminuição do surgimento de cáries
Outro benefício diz respeito à qualidade da saúde bucal e, por esse motivo, é uma dieta que pode ter acompanhamento multidisciplinar e ser recomendada por dentistas de plano odontologico (após avaliação com nutrólogos).
Muitos carboidratos comercializados, como massas e pães, são alimentos que são fermentados. Esse processo de fermentação faz com que diversos microrganismos sejam produzidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário